quarta-feira, 7 de outubro de 2009

COMO FAZER LINGUIÇA EM CASA


Get a Voki now!



EU FIZ E FICOU ÓTIMA!!!!!!!!!!!!!
PARA FAZER 4.800KG DE LINGUIÇA VOCÊ VAI PRECISAR DESTES INGREDIENTES:





3.500KG DE COXÃO MOLE LIMPO



700 GRAMAS DE TOICINHO DE PORCO SEM A PELE



CORTE EM CUBOS DE MAIS OU MENOS 2CM A CARNE E O TOICINHO




PASSE AS DUAS CARNES JUNTAS PELO MOEDOR DE CARNE (USE A PEÇA DE DENTES MAIS LARGA QUE TIVER) , ADICIONE: 02 COPOS COM ÁGUA GELADA E TEMPERE COM A SEGUINTE PASTA: 04 DENTES DE ALHO, 03 COLHERES (SOPA) DE SAL, 06 PIMENTAS BODINHAS SEM SEMENTES, 01 PIMENTA DEDO DE MOÇA SEM SEMENTES, 01 COLHER (CAFÉ) DE GLUTAMATO DE MONOSSÓDIO "AJINOMOTO", 01 COLHER (SOPA) DE MISTURA DE TEMPEIROS "A BASE DE URUCUM, COENTRO, PIMENTA DO REINO, ALHO, CEBOLA...",
MISTURE TUDO MUITO BEM PARA DAR UMA BOA LIGA E POR ÚLTIMO MAS FUNDAMENTAL ADICIONE 01 MAÇO DE SALSA PICADA.



DEIXE ESTA CARNE DESCANSAR POR 4 HORAS NA GELADEIRA TAMPADA COM FILME PLÁSTICO PARA EVITAR QUE O CHEIRO DE TEMPEIROS SE ESPALHE POR TODA SUA GELADEIRA




PREPARE A TRIPA (QUE DEVE SER COMPRADA DESIDRATADA OU SALGADA NA ESPESSURA QUE VOCÊ DESEJAR)
LAVE EM ÁGUA CORRENTE POR DENTRO E POR FORA DEIXE DE MOLHO POR 30 MINUTOS E ENXÁGUE MUITO BEM COM ÁGUA E VINAGRE.

PARA ENCHER A LINGUIÇA, USE QUALQUER RECIPIENTE QUE DE PARA VOCÊ COLOCAR A TRIPA E EMPURRAR A CARNE: FUNIL LARGO, GARRAFINHA DE YAKULT, OU ESTE PRÓPRIO PARA RECHEAR COMO MOSTRO NA FOTO ABAIXO.


DE UM NÓ SIMPLES NA PONTA DA TRIPA, FAÇA UM FURO COM UM PALITO DE DENTES PARA SAIR O AR, COLOQUE A CARNE NO RECIPIENTE E VA EMPURRANDO DEVAGAR ATÉ ACABAR A CARNE TODA.


SE ESTOURAR, NÃO SE PREOCUPE, CORTE A TRIPA COM SOBRA, AJEITE A CARNE, RETIRE O AR E AMARRE A PONTA QUE FICOU. COMECE NOVAMENTE COM UM NÓ NA OUTRA PARTE DA TRIPA QUE CORTOU, FURE E VA ENCHENDO NOVAMENTE...
MAS EM GERAL ESSAS TRIPAS SÃO BEM RESISTENTES!




A LINGUIÇA PODE SER FEITA INTEIRA E ENRROLADA NO FINAL COMO MOSTRO NA FOTO ABAIXO



OU SER AMARRADA EM GOMOS DESSA MANEIRA

GENTE!!! FICA MUITO BOA ESSA LINGUIÇA E É FÁCIL DE FAZER, PODE SER CONGELADA POR ATÉ 06 MESES.


ÓTIMA PARA ASSAR EM UM CHURRASCO OU MESMO FRITAR NA FRIGIDEIRA.
PARA QUEM GOSTA DE CARNE DE PORCO É SÓ SUBSTITUIR O COXÃO MOLE POR PERNIL SUINO OU ATÉ MESMO MISTURAR AS DUAS CARNES E FAZER UMA DELICIOSA LINGUIÇA MISTA!!!!


VALE A PENA FAZER EM CASA PORQUE NÃO USA NEHNUM TIPO DE CONSERVANTE QUÍMICO E NEM OS OUTROS INGREDIENTES COMO SAL DE CURA (QUE DIZEM ATÉ QUE PROVOCA CÂNCER NO ESTÔMAGO) E OU EMULSIFICANTE



VOU ME AVENTURAR NA COZINHA, TESTAR OUTRAS RECEITAS E POSTÁ-LAS DEPOIS.
ATÉ MAIS!!!!!!!!!!!!!!






40 comentários:

  1. Claudia passa no meu blog tem um selinho pra vc! bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ensina também variacões de linguiça de frango...

    ResponderExcluir
  3. fiz as linguiças e ficou deliciosa. obrigado.

    ResponderExcluir
  4. voce e uma pessoa legal valeu ass devair

    ResponderExcluir
  5. Oi CLAUDIA fiz minha visita e tirei a receita dessa linguiça, mas na verdade procuro uma receita que utiliza carne de porco, até pq tenho começado uma pequena criação de porcos e sempre vou precisar de uma receita aqui no meu sitio; e uma e outra pessoa diz que é melhor uma receita de uma linguiça mista... que tal ... to de olho aqui no seu blog. Abraços Paulo Roberto\Naviraí MS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo agradeço a sua visita, então.... vou pesquisar e postar mais receitas neste segmento ok? logo logo postarei aqui! Abraços

      Excluir
    2. só estou pesquisando. Pretendo fazer. Obrigado e abraços.

      Excluir
  6. Você está de parabéns!!!
    Teria outras receitas de linguiças?

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo agradeço a sua visita, então.... vou pesquisar e postar mais receitas neste segmento ok? logo logo postarei aqui! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá, venho novamente me comprometer em postar mais receitas de linguiças. abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. navegando hoje e procurando receitas ,tive a grata surpresa de achar esta receita ,fiquei feliz .adoro culinária caseira ,pois gosto muito de reunir amigos para saborear refeiçoes com as pessoas de quem gostamos , parabéns ,fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  10. adoei sua receita ,mas gostaria de te parabenizar muitos sabem e nem passa receita como a da sua avo meus parabens,se vce tiver outras receitas de linguiça pode mandar para mim pelo e-mail e claudioaparecidodossantos@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. vou fazer sim evou ganhar dinheiro com isso muito o brigado.

    ResponderExcluir
  12. José Roberto .quinta-feira 21/06/2012 09:00 hs
    Parabéns pela sua receita é uma delicia vou fazer p/ experimentar .
    Se tiver mais receitas de linguiça o meu e-mail é zelaojrs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. bom dia eu fiz sua receita e ficou muito boa parabens,so me tira uma duvida,se eu quiser por na estufa para ficar mais curtida pode por? carlos-alberto31@live.com obrigado e um bom dia

    ResponderExcluir
  14. Paulo, não é necessário mas se preferir nada contra. Deve ficar muito saborosa.

    ResponderExcluir
  15. oi ola eu gostaria de uma receita que nao fosse carne de porco que fosse so de carne o que posso usar no lugar do toucinho de porco?

    ResponderExcluir
  16. Olá, vc pode usar carne bovina mesmo aí vc compra contra filé, pede uma peça gorda e usa a própria gordura desta carne para a linguiça ok?

    ResponderExcluir
  17. vou fazer sim e muito fácil de fazer vou fazer so com carne suiná esse tempero e otimo

    ResponderExcluir
  18. Olá claudia, gostei muito do tempero para a linguiça,só tenho uma pergunta a pimenta bodinhas pede ser substituida? pois aqui no meu estado creio que não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode ser qualquer pimenta, desde que seja fresca, pois o aroma fica melhor... espero que faça a linguiça e poste aqui como ficou, obrigada, Claudia.

      Excluir
  19. Sim pode ser qualquer pimenta, desde que seja fresca, pois o aroma fica melhor... espero que faça a linguiça e poste aqui como ficou, obrigada, Claudia.

    ResponderExcluir
  20. Gostei da dica, vou experimentar na proxima semana, já faço linguiça, mas ainda não acertei o sabor, depois que fizer voo postar.

    Cesar

    ResponderExcluir
  21. Claudia, gostaria de saber se é uma colher de sopa de urucum, uma colher de sopa de pimenta do reino, uma colher de sopa de alho, uma colher de sopa de coentro e uma colher de sopa de cebola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, vc usará a quantidade desejada e use o bom senso para adicionar a quantidade de temperos a seu gosto, mas vamos dizer que seria assim: uma colher de sobremesa e para o alho duas e para a cebola tres e para o sal duas ok? Os demais uma.

      Excluir
  22. Claudia, onde posso comprar a tripa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente vc compra a tripa em mercado Municipal de cada cidade ou em feiras livres.

      Excluir
    2. Oi bom dia quero saber como eu faço 25 quilo de linguiça bovina e qual os tempeiro que devo usar . obrigado sou o Wagner

      Excluir
  23. gente cloca alfavaca fica 10.

    ResponderExcluir
  24. Cláudia você pode me mandar essa receita no meu email é sonia.m.s.a@hotmail.com ok

    ResponderExcluir
  25. Para fazer uma linguiça caseira utilizando GLUTAMATO DE MONOSSÓDIO prefiro não fazer. Entenda que o GM está associado a problemas como dificuldades de aprendizado, Alzheimer, Parkinson e câncer. Você encontra o glutamato em alimentos ultraprocessados, no famoso ajinomoto, em temperos industrializados, ketchups, mostardas e até no molho shoyu.

    Que tal refazer a receita retirando este componente pois aí sim, será um embutido caseiro e plenamente saudável.

    ResponderExcluir
  26. Realmente Erom, já pesquiso a questão do GM a um bom tempo, ele é responsável pelo sabor extremo de salgadinhos "chips" e outros q fazem sucesso com a criançada. Caldos de caixinha e outros prontos que deixam a comida super saborosa são na verdade um veneno, estimulam papilas gustativas de regiões específicas, ai o motivo de sermos tão dependentes dos mesmos. Enfim, somos vitimas de uma mídia capitalista, pouco importa a saúde, o q se quer é lucro. Câncer antigamente era exceção, agora é quase regra, pq será?

    ResponderExcluir
  27. ola,muito boa a receita sera que da pra vender,quanto voce acha que deveria cobrar o quilo?se puder me responda no meu email mipereira1924@hotmail.com,muito obrigado,fique com Deus.

    ResponderExcluir
  28. ola,muito boa a receita sera que da pra vender,quanto voce acha que deveria cobrar o quilo?se puder me responda no meu email mipereira1924@hotmail.com,muito obrigado,fique com Deus.

    ResponderExcluir
  29. Excelente Receita! Muito bacana mesmo! Precisando de tripas suínas e condimentos, convido a acessar nossa loja => https://www.triptem.com.br Somos especialistas em tripas, condimentos e demais itens para fabricação de linguiças.

    ResponderExcluir
  30. Claúdia, que receita maravilhosa, muito obrigada por compartilhar. Voce poderia me falar onde voce comprou ou a marca do enchedor de linguiça? eu encho manualmente, mas gostei do seu.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Podem comentar a vontade!!!!!